Capacitação de Merendeiras

0

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar, promoveu uma importante capacitação para as merendeiras do município de Afuá.

Merendeiras receberam orientações acerca da manipulação e processamento do Açaí

Coordenada pelas nutricionistas da secretaria, a capacitação foi realizada na Escola Municipal Raimunda Baraúna no dia 16/09 no horário de 08:00 às 13:00 e contou com a participação do vice-prefeito Sandro Cunha e membros do Conselho de Alimentação Escolar de Afuá.

Vice-Prefeito Sandro Cunha em seu pronunciamento durante o evento

A Capacitação faz parte do Programa AÇAÍ NA ESCOLA, que em conjunto com o programa DO CAMPO AO PRATO realiza a compra de alimentos da agricultura familiar e oferece merenda regionalizada aos alunos das escolas municipais. Por isso, as merendeiras que participaram da capacitação receberam orientações sobre o processamento e manipulação do açaí.

Logo do programa Açaí na Escola – Alimentando Sonhos

O processamento do açaí, acontece sob o olhar criterioso do corpo técnico administrativo da escola, fiscalizado pelo Conselho de alimentação escolar- CAE e da vigilância sanitária do município.

As etapas do processamento do açaí são as seguintes:

Recebimento: O supervisor escolar é o profissional responsável por esse procedimento, baseado no termo de entrega do fornecedor e controle de recebimento da escola. Esta etapa consiste em observar a quantidade e a qualidade do fruto;

Higienização: É a etapa em que o produto passa pelos processos de eliminação de microrganismos ou resíduos que possam causar danos à saúde;

Despolpamento: Processo de retirar a polpa e preparar o açaí liquido;

Servir aos alunos: Na hora do intervalo é servido 200ml de açaí com farinha de mandioca ou tapioca e camarão com legumes ou peixe e forno, para cada aluno no refeitório da escola;

Descarte dos caroços: Os caroços de açaí que sobram do despolpamento ficam sob a responsabilidade da Secretaria de meio ambiente que os recolhe e os descarta.

As merendeiras receberam orientações de boas práticas para manipulação do açaí, realizada pela vigilância sanitária e epidemiológica do Município, afim de reduzir riscos de contaminação do produto. Por tanto, essas profissionais são as responsáveis pelo processamento do açaí.

O Projeto Açaí direto na escola, além de oferecer alimentação mais segura para os alunos, visa reduzir custos. Considerando que o valor do fruto in natura é consideravelmente inferior ao custo do litro do açaí processado.

Prefeitura Municipal de Afuá
Assessoria de Comunicação – ASSECOM

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade