1º Seminário de Turismo do Município de Afuá

0

A Prefeitura de Afuá, através do Conselho Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura (SEMTELC) realizou o 1º Seminário de Turismo do Município de Afuá.

Pronunciamento do Vice-Prefeito de Afuá Luis Cauauá

O Seminário aconteceu no Centro Folclórico Lagostão no dia 29/10 e teve início às 08:00h com o seguinte tema: “Turismo e Sustentabilidade nas Florestas do Marajó”.

Entrega de certificados para empreendedores cadastrados no CADASTUR

O 1º Seminário de Turismo do Município de Afuá é um espaço de oportunidade para a elaboração de políticas públicas para uma gestão social e economicamente viável ao desenvolvimento local.

Com o objetivo de promover e discutir didaticamente sobre as atividades turísticas sustentáveis para os 11 (onde) municípios do Marajó que compõem a Região Turística Florestas do Marajó.

Selo representativo da Região Turística Florestas do Marajó

Na oportunidade aconteceram apresentações culturais como a “Dança do Carimbó” com o grupo da Idade Ativa, “Ave Maria no Cavaco” com Luiz Oliveira, “Dança da Matinta Pereira” com alunos da escola Leopoldina Guerreiro, Voz e Violão com o cantor e compositor local Pedro Junior.

Também houve apresentação cultural do Camarão Convencido, exposição fotográfica, exposição de artefatos e exposição de plantas medicinais e ornamentais. Também houve a entrega de Certificados para os empresários afuaenses que já estão inscritos no CADASTUR.

Posted by Josinara Brito on Wednesday, October 30, 2019

 

O Objetivo principal do evento é:

  • Promover e incentivar a implementação de políticas públicas participativas do desenvolvimento sustentável local e regional.
  • Fortalecer o turismo local.
  • Apoiar a organização e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais.
  • Incentivar a dinamização econômica local.

Conhecendo os palestrantes que participaram do Seminário:

  • Dr. Augusto Oliveira Junior: Dr. em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos pela UFPA. Mestre em política e gestão ambiental pela Universidade de Brasília, especialista em bioquímica pela UFPA, graduado em farmácia pela UFPA, bacharel e licenciado em história pela UNIFAP, professor universitário, pesquisador pelo IEPA, escritor/organizador de 14 livros, produtor cultural, poeta, documentarista, dramaturgo, fotógrafo, dançarino e compositor.
  • Esp. Antonio Carlos da Silva Sousa: Especialista em MBA em gestão de projetos pelo Centro Universitário UNINTER, especialista na aprendizagem da língua inglesa no processo de letramento e suas interações sociais, especialista em políticas públicas do turismo de base comunitária pelo NAEA/UFPA, graduado em turismo pela Faculdade Ipiranga, professor, interprete e proprietário da escola de idiomas Washington.
  • Esp. Marilia Tavares Santos: Especialista em economia solidária pela UFT, especialista em gestão pública com ênfase em gestão local pela Escola Nacional de Administração Pública de Brasília (ENAP), bacharelada em etnodesenvolvimento pela UFPA, interlocutora regional de turismo (Região Florestas do Marajó), membro do FOMENTUR (Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará), membro do Fórum Estadual de Indicação Geográfica, coordenadora técnica da Associação dos Municípios do Marajó.

Estiveram presentes no evento:

  • Prefeito em exercício Exmº Sr. Luis Cauauá
  • Presidente da Câmara de Vereadores Exmº Sr. Sabá Santana
  • Ilm.º secretário municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura de Afuá Sr. Adeilson Nunes
  • Ilm.º secretário municipal de cultura e turismo de Anajás Sr. Sebastião Alves de Freitas
  • Ilm.º secretário municipal de cultura e desporto de Chaves Sr. Admir Gemaque Pinho
  • Presidente do COMTUR de Chaves Sr.ª Josenilda Palheta
  • Vereadores: Nilton Paes, Manoel Jardim, Junior Barros, Narrinha Salomão, Ana Vaz, Edna Ferreira, Roldão Filho.
  • Secretários: Secretário Municipal de Meio Ambiente Paulo Malaquias, Representante da Secretaria Municipal de Educação Sr.ª Narlene Salomão, Representante da Secretaria Municipal de Saúde Sr. Rondineli Costa, Secretário Municipal de Assistência Social Sr. Ronald Nobre, Secretário Municipal de Agricultura e Pesca Sr. Neris dos Anjos e Chefe de Gabinete Sr. Manoel Vaz.

Prefeitura de Afuá – Governo para Todos!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade