Telemedicina – Projeto Saúde das Manas em Afuá

0

Aconteceu, na tarde da última sexta-feira (11/12), na UBS do Capim Marinho, o lançamento oficial do Projeto Saúde das Manas que funcionará através do Telemedicina no município de Afuá. O Telemedicina trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. Em Afuá, serão ofertadas consultas nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, neurologia, neuropediatria, cardiologia, endocrinologia, infectologia, dermatologia, psiquiatria, alergologia/imunologia e pediatria.

Jader Gaderline, Luis da Conceição Costa e Valéria Lacerda

“A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso da população às consultas especializadas. Para contribuir com as políticas de saúde voltadas às mulheres residentes na Ilha do Marajó, também vamos levar consultas médicas de ginecologia e obstetrícia via atendimento por telemedicina”, afirmou o presidente do Cosems/PA. Na oportunidade foram entregues uma televisão, notebook, tablet e 5 bicicletas para das mais eficiência ao atendimento do telemedicina.

Inaugurado em 2017, o projeto Telemedicina vem alcançando resultados positivos. Dos principais benefícios alcançados está a redução dos custos dos municípios com Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além de encurtar distâncias entre o atendimento da atenção primária e as consultas com o médico especialista. Na telemedicina o município foi contemplado com matérias básicos e EPI’s

Ao longo dos anos foram mais de 8.897 atendimentos. Atualmente o projeto está em 15 municípios. Na sede do Conselho são quatro consultórios que funcionam diariamente com uma média de 600 consultas ao mês. O lançamento, em Afuá, contou com a presença do Prefeito em Exercício Exmº Sr. Luis da Conceição Costa, Secretária Municipal de Saúde de Afuá Sr.ª Valeria Lacerda e do Sr. Jader Gaderline – Coordenador do Telemedicina do Cosems-Pará.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade