Milhares de filhotes de tartarugas da Amazônia serão devolvidos à natureza neste sábado (05/04), por meio do projeto “Quelônios da Amazônia”. O evento é desenvolvido pelo Instituto de Meio Ambiente (IBAMA) do Amapá em parceria com a Prefeitura de Afuá e Secretaria de Meio Ambiente de Afuá (SEMAMB), além do apoio de outros órgãos interessados na preservação da fauna marinha desta região. A soltura ocorrerá na Ilha dos Camaleões, localizada a poucos quilômetros da cidade de Afuá, no Pará. O local serve como área de reprodução da espécie que corre risco de extinção.
Tartarugas são historicamente alvo de caçadores na região amazônica, principalmente por conta do consumo da carne e dos ovos. A legislação ambiental brasileira protege esses animais desde 1967, mas a fiscalização governamental nunca foi eficiente. Nos anos 1970, quando esses projetos comunitários foram iniciados, as populações de tartarugas apresentavam níveis alarmantes na região.
Programação:
Dia 05/04 (Sábado):
- Às 11:30h – Saída do Navio Virgem da Conceição V com destino à Ilha dos Camaleões, após a chagada haverá cerimônia de abertura do evento com pronunciamento das autoridades presentes ou representadas. Em seguida, acontecerá o ato simbólico de Soltura simbólica dos filhotes de Quelônios da Amazônia.
É a Prefeitura Municipal de Afuá e a SEMAMB fazendo a sua parte junto aos órgão de defesa do meio ambiente para que as futuras gerações tenham um mundo melhor para viver!
Prefeitura de Afuá, União e Trabalho pelo Povo!
Assessoria de Comunicação – ASSECOM