Reunião com funcionários da Unidade Mista de Afuá

Na tarde da última quinta-feira (18/01) a direção do hospital, em parceria com a secretaria municipal de saúde, realizou uma importante reunião com os profissionais da urgência e emergência que atuam na Unidade Mista de Afuá. Com o objetivo de discutir o cenário epidemiológico em nosso município, a reunião aconteceu na sala de recepção da Unidade Mista e teve início às 17h00.

Reunião voltada para os profissionais que atuam na urgência e emergência

A reunião contou com a presença da secretária municipal de saúde de Afuá, Sra. Patrícia Quaresma, enfermeiro Jeremias Aparecido que também é coordenador de epidemiologia do município e o diretor do hospital Sr. Josivam Nascimento. Esta foi uma das medidas adotadas pela gestão do hospital para orientar os profissionais acerca do aumento de casos de covid-19 em Afuá.

A reunião contou com a presença da secretária municipal de saúde, coordenador de epidemiologia e diretor da Unidade Mista de Afuá

Outras medidas tomadas pela SEMUSA são : Alertas informativos, programa “Momento Saúde” na rádio Afuá-FM que vai ao ar três vezes por semana, tenda de testagem para covid-19, uso de máscara em repartições públicas e ambientes públicos fechados. A tenta de testagem está funcionando em dois locais: em frente a Unidade Mista e ao lado da UBS Raimundo Chada no bairro Capim-Marinho nos horários de 08:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:00 (de segunda a sexta) e aos sábados a tenda funciona das 08:00 às 12:00.

Tenta para testagem de covid-19 – Público alvo: Todas as pessoas com sintomas gripais

De acordo com o coordenador do departamento de epidemiologia sr. Jeremias: Os sintomas da gripe e da covid são parecidos, por isso é importante que se faça a testagem, em especial os casos de risco como hipertensos, diabéticos, transplantados, crianças, puérperas, etc. Também destacou a importância das vacinas de rotina, incluindo a vacina contra gripe comum.

coordenador de epidemiologia de Afuá Sr. Jeremias Aparecido

Em sua fala, a secretária municipal de saúde destacou que esse cenário já era esperado devido os festejos de fim de ano e o aumento da incidência de casos positivos no município vizinho Macapá. No Amapá já foram diagnosticados aproximadamente 1.700 casos positivos para covid-19.

Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA
Assessoria de Comunicação – ASSECOM