Milhares de pessoas acompanharam nesta quarta-feira (7) o desfile em comemoração ao Dia da Independência que foi realizado na Quadra de Esportes Dr. Nelson Salomão. O tradicional evento cívico-militar, que celebrou os 200 anos de emancipação do Brasil de Portugal, voltou a ser realizado após dois anos, devido à paralisação imposta pela pandemia de covid-19.
Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.
Em Afuá, como é tradição, o desfile com a participação das escolas da rede municipal de ensino com temas como turismo, cultura e sustentabilidade. O evento contou com a presença do Exmo. Prefeito Mazinho Salomão, Vice-Prefeito Sandro Cunha, vereadores e de autoridades locais.