Durante o mês de agosto a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica e as unidades de saúde ofertaram serviços de conscientização sobre o aleitamento materno colocando como tema: “O aleitamento materno, um dever de todos!”
A campanha teve início no dia 05/08 através de programa na rádio 87,9. Já no dia 06/08 aconteceu uma programação na Unidade Básica de Saúde do bairro Capim-Marinho e contou com a participação da população daquele bairro. Houve palestra com a enfermeira Denise, distribuição de panfletos informativos e lanche para os participantes.
Na manhã do dia 20 de agosto (sexta-feira) foi realizada uma programação na Unidade Mista de Afuá para comemorar e conscientizar sobre a importância do mês de Agosto, onde se trabalham campanhas como o Agosto Lilás e Agosto Dourado.
A Campanha Agosto Dourado visa conscientizar as mãe sobre a importância do aleitamento materno. O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
A campanha Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A programação contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de saúde Sr. Sandro Cunha que, na ocasião, falou sobre a importância da conscientização sobre aleitamento materno e das denúncias em casos de violência contra as mulheres.
A ação comemorativa teve com palestrantes as profissionais do CREAS e da Unidade Mista onde abordaram a importância sobre cada tópico e conscientizaram as mamães e mulheres.