Combate ao Covid-19 nas regionais Carás, Furo dos Botos e Jurupary

A maior ação integrada de saúde que o Afuá já viu segue a todo vapor pelas comunidades da zona rural do município! Com o apoio da UBS Fluvial, duas equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem estão percorrendo todo interior de Afuá para combater o Covid-19!

Seguindo o cronograma de viagem, nos dias 04, 05 e 06/06 a UBS Fluvial percorreu as regionais Carás, Furo dos Botos e Jurupary para fazer o monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19. Com duas regiões visitadas (Ilha do Pará e Ilha do Meio), mais de 500 pessoas já foram atendidas por esta ação preventiva que visa orientar, identificar e combater casos suspeitos de coronavírus no município de Afuá.

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, Técnicos e Agentes Comunitários de Saúde têm sido incansáveis no combate à pandemia. Nestas visitas, as equipes fazem o levantamento de sintomas, aferição da pressão arterial, vacinação de crianças e idosos, distribuição de medicamentos, auscultação cardíaca e também orientam as famílias sobre como evitar a doença.

Além de medicamentos de uso normal, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de toda medicação necessária para o tratamento do Covid-19. Dispõe também de testes rápidos, coleta para testes no Laboratório Central do Amapá (Lacen), Vacinas e EPI’s para a proteção dos profissionais que estão à frente nas ações.

Esta é uma ação integrada com a equipe da SEMUSA e os técnicos e ACS’s das localidades que fazem a pré-seleção das famílias para os atendimentos. Vale ressaltar que os ACS’s também recebem os EPI’s para colaborar nos atendimentos às famílias.

A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando para promover qualidade de vida em todos os cantos do município de Afuá. Tanto a sede quanto a zona rural do município estão recebendo atendimentos com equipes altamente capacitadas. Juntos vamos vencer o Covid!

Secretaria Municipal de Saúde de Afuá (SEMUSA)