Campanha Março Lilás – Juntos na luta contra o câncer do colo do útero

A Prefeitura Municipal de Afuá, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida você mulher para participar do lançamento do Março Lilás, mês alusivo da luta contra o Câncer do Colo do Útero. Será no dia 04 de março de 2018 a partir das 08:00 horas no Ginásio Poliesportivo Dimar Dias Salomão, com importantes palestras das doutoras Heloiza Guimarães (Secretária adjunta de saúde do Estado do Pará) e da médica ginecologista e obstetra Ana Elizabethe.

O Câncer do Colo do Útero é uma lesão invasiva intra-uterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papiloma vírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares. É uma doença demorada, podendo levar de 10 a 20 anos para o seu desenvolvimento.

Útero afetado

Esta é uma importante mobilização na prevenção do câncer do colo do útero que é considerada a segunda maior causa de morte entre as mulheres no mundo perdendo apenas para o câncer de mama. Este câncer afeta a mulher de várias formas, tais como: sangramentos vaginais intensos, dor, tristeza, internações, remédios fortes e no final a morte.

PROGRAMAÇÃO:

Local: Unidade Mista de Afuá
02/03/2018 – Tarde:

• Consulta para as gestantes com a médica ginecologista e obstetra Drª Ana Elizabete, testes rápidos, aferição de pressão arterial e vacinação.

03/03/2018 – Manhã e tarde:

• Coleta de PCCU com a ginecologista e obstetra Drª Ana Elizabete.

Local: Unidades básicas de saúde do Capimmarinho e Centro
05,06 e 07/03/2018 – Manhã e tarde:

• Palestras nas salas de espera e coleta para exame de PCCU nas unidades básicas de saúde do Capimmarinho e Centro.

Local: Quadra de Esportes Dr. Nelson Salomão
08/03/2018 – Dia Internacional da Mulher – Manhã:

• Rastreamento do câncer do colo do útero através de coleta para exame;
  • Avaliação e orientação nutricional;
  • Vacinas adulto, HPV, DT, hepatite, febre amarela, tríplice viral e DTPa;
  • Realização de testes rápidos para hepatite B e C e HIV;
  • Planejamento familiar e palestras.

A melhor forma de prevenção é a vacinação contra o vírus HPV, além do exame preventivo anual a partir do início da vida sexual da mulher.

“Mulher que se ama se cuida!”

Secretaria Municipal de Saúde: Valéria Lacerda – Secretária.