39ª Soltura de filhotes de Quelônios da Amazônia em Afuá

Na manhã do dia 09 de Abril o Navio Virgem da Conceição V conduziu os participante até a Ilha dos Camaleões, que fica a aproximadamente 20km da sede do município para a realização da 39ª edição da Soltura de Filhotes de Quelônios em Afuá.

O Programa Quelônios iniciou como um projeto de preservação em 1985 por meio do Termo de Cooperação firmado entre o Ibama Amapá e a Prefeitura de Afuá. O objetivo é preservar as tartarugas da Amazônia, desenvolvendo atividades de conservação.

O evento contou com a presença do Exmo. Prefeito Mazinho Salomão, Vice-Prefeito Sandro Cunha, secretário municipal de Meio Ambiente Sr. Hilder Félix, vereadores, secretários municipais e colaboradores do programa. Segundo o Sr. Luiz Barros, foram soltas aproximadamente 8 mil matrizes durante o ato simbólico do dia 09, mas o projeto estima que durante todo o ano foram devolvidos aos nossos rios mais de 100 mil filhotes de quelônios.

As etapas do projeto abrangem proteção, manejo e monitoramento dos sítios de alimentação e desovas, acompanhamento do período de incubação até o nascimento dos filhotes, que posteriormente são devolvidos à natureza.

Prefeitura de Afuá – Juntos, Trabalhando pelo Povo!
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAMB)