Afuá realizou a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (1ª CMGTES), no dia 04 de Junho, no auditório do Centro de Educação Infantil (CEI). Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência reuniu cerca de 200 participantes, incluindo profissionais de saúde, gestores, usuários do SUS e representantes de diversas entidades do setor.
O objetivo é debater e avaliar as políticas de trabalho e educação na saúde, visando à reformulação de diretrizes e propostas que consolidem uma política pública de saúde eficiente e permanente. Durante a Conferência diversos grupos de trabalho debateram e formularam propostas referentes aos eixos da Conferência, com foco na melhoria das condições de trabalho e formação dos profissionais do SUS.
Convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) por meio da Resolução nº 724, de 09 de novembro de 2023, a conferência faz parte das etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Em Fortaleza, a realização deste evento marca um importante passo na valorização das instâncias de controle social como espaços de discussão sobre políticas que impactam diretamente os trabalhadores da saúde.
A 1ª CMGTES é parte do processo de fortalecimento das instâncias de controle social como espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização das trabalhadoras e trabalhadores, implementação das ações de promoção da equidade, a expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.