1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – CMGTES

0

Afuá realizou a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (1ª CMGTES), no dia 04 de Junho, no auditório do Centro de Educação Infantil (CEI). Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência reuniu cerca de 200 participantes, incluindo profissionais de saúde, gestores, usuários do SUS e representantes de diversas entidades do setor.

Da esquerda para a direita: Joésio Rodrigues (Conselho Municipal de Saúde), Rondineli Costa (Representante da Câmara de Vereadores, Mazinho Salomão (Prefeito de Afuá), Patrícia Quaresma (Secretária Municipal de Saúde de Afuá), Regiclaudo de Souza (Palestrante-Conselheiro Estadual de Saúde do Amapá)

O objetivo é debater e avaliar as políticas de trabalho e educação na saúde, visando à reformulação de diretrizes e propostas que consolidem uma política pública de saúde eficiente e permanente. Durante a Conferência diversos grupos de trabalho debateram e formularam propostas referentes aos eixos da Conferência, com foco na melhoria das condições de trabalho e formação dos profissionais do SUS.

Grupo da Idade Ativa participou da Abertura da Conferência

Convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) por meio da Resolução nº 724, de 09 de novembro de 2023, a conferência faz parte das etapas preparatórias para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Em Fortaleza, a realização deste evento marca um importante passo na valorização das instâncias de controle social como espaços de discussão sobre políticas que impactam diretamente os trabalhadores da saúde.

A 1ª CMGTES é parte do processo de fortalecimento das instâncias de controle social como espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização das trabalhadoras e trabalhadores, implementação das ações de promoção da equidade, a expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade