Na manhã do dia 15 de setembro, o Centro Folclórico Lagostão recebeu o evento denominado “Afuá rumo à COP 30”, um momento para discutir os desafios enfrentados pelo Município de Afuá em diversas áreas e promover a cultura e as belezas da Veneza Marajoara através de apresentações culturais, exposição de maquetes e degustação de comidas típicas.
O evento contou com a participação das escolas da rede municipal que trouxeram diversas maquetes de pontos turísticos de Afuá, uma forma de mostrar ao mundo as nossas peculiaridades e as nossas belezas naturais como a Muralha, uma samaúma centenária que é um dos principais pontos turísticos de Afuá. Estiveram presentes no evento o Exmo. Prefeito de Afuá Sandro Cunha, senhora Dalva Miranda, coordenadora da Escola Agroextrativista do Município de Mazagão (Comunidade do Carvão), Joaquim Belo que faz parte do Conselho Nacional de Populações Extrativistas e a programação também envolveu secretários municipais e a Câmara de Vereadores.
O que é a COP 30?
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30 será a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, segundo o anúncio da ONU em 18 de maio de 2023.
A COP 30 será em Belém principalmente por causa da localização estratégica da cidade no coração da Amazônia, que é crucial para o equilíbrio do clima global e para o debate sobre o desenvolvimento sustentável da floresta tropical mais importante do mundo.